Estudo avalia desempenho de empresas que utilizam MEG
Uma pesquisa da Serasa S.A. comprova que os resultados financeiros de empresas que adotam o MEG tendem a apresentar melhores desempenhos em relação àquelas que não utilizam o modelo.
Divulgado em dezembro de 2005, o primeiro estudo, realizado a pedido da FNQ, comparou o desempenho de 124 empresas-membros da entidade com mais de 1.400 organizações em um período de seis anos. Os setores avaliados foram comércio, indústria e serviços, além de instituições financeiras.
Segundo a pesquisa, a indústria que investiu no MEG teve, em 2005, uma margem de lucro 7% maior em relação a quem não o adotou. O setor comercial obteve uma margem de lucro de 3,5% ao adotar o modelo. Entre as empresas da área que não o implementaram, a margem foi de 2,6%.
As instituições financeiras tiveram uma avaliação à parte, englobando outros fatores da economia. O estudo apontou que aquelas que adotaram o MEG tiveram uma alavancagem de capital próprio de 13% em relação àquelas que não o implementaram.
Veja a pesquisa completa.