Patrocínio Institucional

Programação

  • Imprimir

Seminário Internacional em Busca da Excelência 2008

Programação

Dia 16 de abril

Das 8h00 às 8h30
Credenciamento e Welcome Coffee

Das 8h30 às 10h30
Sala Comandatuba II

IV Fórum de Boas Práticas

Evento exclusivo para as organizações participantes do Banco Boas de Práticas e empresas filiadas à FNQ - Fundação Nacional da Qualidade. Neste ano, o Fórum está mais dinâmico e contará com atividades tais como: apresentações, discussões e aprendizado em grupos, proporcionado assim, oportunidades de benchmarking, geração de conhecimento, agregando valor e trocas de experiências.

Prática: Divulgação de marcas e Produtos, Siemens

Palestrante: José Borges Frias - Diretor de Marketing para o setor Industry

Das 10h30 às 11h00
Intervalo para café e relacionamento

Das 11h00 às 12h30
Sala Comandatuba II

Prática: Processos que agregam valor ao negócio, Fleury Medicina Diagnóstica

Palestrante: Vivien Rosso - Diretora-executiva

Coordenadores: Christiane Rodrigues – Coordenadora de Projeto da FNQ e Marcelo Aidar - Superintendente de Premiação e Aplicações do MEG

OBS.: Esta reunião será restrita aos Membros e empresas que contribuíram para o Banco de Boas Práticas da FNQ.

Das 14h00 às 16h00 
Sala Comandatuba II
Clínicas Sobre Gestão 1

Aprendizado organizacional e Inovação

Sistematizada pela FNQ, com apoio de voluntários, essa Clínica foi estruturada no formato de curso, com apresentação de conceitos, exposição de práticas, exercícios e debates em grupo que permitirão aos participantes conhecer como o aprendizado organizacional e a inovação caminham juntos.

Coordenadores: Marcelo Aidar, Superintendente de Premiação e Aplicações do MEG e Gustavo Utescher, Coordenador Técnico da FNQ.

Palestrante: Prof. Moysés Simantob, FGV

Caso de sucesso: Brasilata (confirmar)

Das 16h00 às 16h30
Intervalo para café e relacionamento

Das 16h30 às 18h30 
Sala Comandatuba II
Clínicas Sobre Gestão 2

Gestão dos Ativos Intangíveis e a Gestão do Conhecimento

Sistematizada pela FNQ, com apoio de voluntários, essa Clínica foi estruturada no formato de curso, com apresentação de conceitos, exposição de práticas e exercícios e debate em grupo que permitirão aos participantes aprofundar seus conhecimentos e conhecer práticas relacionadas à Gestão do Conhecimento e o quanto está inserida na Gestão dos Ativos Intangíveis.

Coordenadores: Marcelo Aidar, Superintendente de Premiação e Aplicações do MEG e Gustavo Utescher, Coordenador Técnico da FNQ.

Palestrante: Alexandre Korowajczuk, Petrobras

Caso de sucesso: Votorantim Celulose e Papel, por Naldo Medeiros Dantas

Dia 17 de abril

Das 8h00 às 9h00
Credenciamento e Welcome Coffee

Das 9h00 às 9h15
Sala Comandatuba

Plenária Especial de Abertura

A plenária especial de abertura introduzirá o tema central do 16º Seminário Internacional em Busca da Excelência – o Pensamento Sistêmico. Esta plenária visa a reflexão sobre o este Fundamento da Excelência, que se traduz no entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, que podem estar associadas às redes formais e informais de relacionamento e na compreensão das pessoas de uma organização quando esta adota um modelo de gestão e o dissemina de forma transparente, com um monitoramento por meio de auto-avaliações sucessivas.

Palestrante: Luiz Ernesto Gemignani, Diretor Presidente da Promon e Presidente Interino do Conselho Curador da FNQ

Das 9h15 às 10h45
Sala Comandatuba
Plenária 1 – Keynote speaker

Círculos Reflexivos: rumo à co-insipiração e à colaboração

Os Círculos Reflexivos são um convite para a reflexão e a troca de experiências, cujo objetivo final é formar opiniões sobre a co-inspiração e a colaboração como fenômenos biológicos-culturais. A proposta desta plenária é experimentar a cultura matríztica, diferente da cultura patriarcal, já que a primeira está centrada nas relações de respeito e colaboração e não da imposição. Esta experiência serve para ilustrar a função e a estrutura dos sistemas colaborativos baseados em redes de conversações e de forma mais íntima sobre as interações e redes psicológicas/espirituais. O importante em um Círculo Reflexivo é o que acontece com o indivíduo no espaço relacional ao ouvir o outro. Para Maturana, a linguagem não é entendida como uma estrutura cerebral, mas como construtor das relações humanos.

Palestrantes: Humberto Maturana, Keynote speaker e Equipe Instituto Matríztico (Ximena Paz Dávila Yánez e Ignácio Munhoz Cristi)

Das 10h45 às 11h15
Intervalo para café e relacionamento

Das 11h15 às 12h45
Sala Comandatuba
Continuação – Círculos Reflexivos

Das 13h00 às 14h30
Intervalo para almoço e relacionamento

Das 14h30 às 16h00
Sala Comandatuba
Plenária 2 - Painel de Diálogos

Gestão de Pessoas

O foco desta plenária será discutir as melhores práticas e o que mais se destaca hoje na Gestão de Pessoas.  O Itaú Private Bnak, finalista do PNQ 2007, e a Brasl Refrigerantes, destaque no Critério Pessoas, têm em comum a valorização das pessoas, cujo estabelecimento de relações criam condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio de comprometimento, desenvolvimento de competências e espaços de aprendizado.

Debatedores:  Fábio Vidigal, Diretor Gerente do Itaú Private Bank e Renato Barbosa, Diretor Executivo da Brasal Refrigerantes

Moderador: José Tolovi, Presidente do Great Place to Work 

Das 16h00 às 16h30
Coffee-break e relacionamento

Das 16h30 às 18h00
Sala Comandatuba
Plenária 3

O Pensamento Sistêmico e o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

A interação acadêmica e empresarial será discutida nesta plenária que apresentará as diversas co-relações e pesquisas acadêmicas existentes no mercado sobre o Pensamento Sistêmico, sua importância para a excelência da gestão e seu alinhamento com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).

Palestrante: Professor Oswaldo Scaico, USP

Dia 18 de abril

Das 8h00 às 9h00
Credenciamento e Welcome Coffee

Das 9h00 às 10h30
Sala Comandatuba
Plenária 4 – Painel de diálogo

Competitividade e Excelência em Gestão

Esta plenária abordará como a melhoria na gestão é fundamental para o aumento da competitividade das organizações e, conseqüentemente, o fortalecimento do País no mercado global. Executivos de organizações Classe Mundial debaterão questões emergentes para o aumento da competitividade das empresas e do País, tais como: inovação, ambiente externo, as organizações do século 21, sustentabilidade, estruturas empresariais, percepção de valor, liderança, conhecimento, aprendizado e educação, novas tecnologias da informação, entre outros. Tudo isso, tendo como base a importância do Pensamento Sistêmico para o alcance de elevado desempenho e a geração de valor.

Debatedores:
Reinaldo Castanheira, Diretor Presidente da Albras Alumínio Brasileiro
Luis Antonio Oselame, Diretor Executivo da Fras-le
Fernando Parreira, Diretor Executivo da Gerdau Riograndense
Paulo Roberto Costa, Diretor da Unidade de Abastecimento da Petrobras
Luiz Ernesto Gemignani, Diretor Presidente da Promon

Moderador: Luis Nassif, jornalista e Diretor da Agência Dinheiro Vivo

Das 10h30 às 11h00
Intervalo para café e relacionamento

Das 11h00 às 12h15
Sala Comandatuba
Plenária 5

Paradigmas sobre o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

Com o objetivo de aproximar os pensamentos da academia, referentes à melhoria contínua da gestão, e a atuação das organizações que adotam o MEG, dois professores  da Faculdade de Economia e Administração da USP debaterão os novos desafios e tendências que irão refletir na busca pela Excelência da Gestão nas Organizações.

Palestrantes: Professores Silvio Aparecido Santos e Isaias Custódio

Mediador: Alexandre Sampaio Fialho, Fundação Dom Cabral

Das 12h15 às 12h30
Sala Comandatuba
Encerramento Oficial


Saiba mais:
>> Palestrantes
>> Empresas convidadas
>> Investimento
>> Hospedagem

Destaque