Publicações Temáticas

A FNQ coloca à disposição nesta seção as conclusões dos Comitês Temáticos que estudaram com profundidade conceitos e práticas sobre temas emergentes da gestão organizacional.

Loading
Indicadoresdedesempenho
Indicadores de Desempenho

Versão Impressa
Preço R$ 80,00
* - ESGOTADA!
*Organizações filiadas à FNQ têm 10% de desconto.

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

O livro Indicadores de Desempenho, lançado em 2013 pela Fundação Nacional da Qualidade, resulta da revisão ampliada e atualizada do trabalho desenvolvido pelo Comitê Temático Medição do Desempenho Global durante o ano de 2001.

A obra, dividida em sete capítulos, aborda detalhadamente todos os aspectos que compõem a estruturação de um sistema de indicadores, desde preceitos básicos até questões mais complexas.A necessidade de criar um Sistema de Indicadores, que permeie todos os stakeholders e todos os processos de ponta a ponta da organização, e sua respectiva governança, é crescente em todos os tipos de organização.

A medição sistemática do desempenho, seguindo uma estrutura de indicadores planejada e balanceada, reflete diretamente na capacidade da organização de gerar resultados sustentáveis. Também permite às organizações monitorar seu desempenho e, desta forma, realizar rapidamente intervenções à medida que ocorrem as flutuações de mercado.

Os benefícios de um bom sistema de indicadores é muito maior do que a simples constatação de que as metas estão sendo atingidas. A definição clara das prioridades e das interligações entre as iniciativas de diversas áreas da organização, gera alinhamento e cria linguagem e objetivos comuns.

Etica_empresarial
Ética Empresarial

Versão Impressa
Preço R$ 39,20
*.
*Organizações filiadas à FNQ têm 10% de desconto.

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

Este livro, lançado em 2012, resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudo de Ética Empresarial mantido pela FNQ. A publicação traz um retrato da ética nos negócios no Brasil, uma pesquisa com executivos e um manual de implementação de sistema de ética e compliance.

Em dezembro de 2011, o grupo de estudo Ética Empresarial, mantido pelo Núcleo de Estudo e Conhecimento da FNQ, finalizou a elaboração do livro sobre “Ética Empresarial no Brasil”, com cases de empresas brasileiras e um manual de implantação de sistema de ética e compliance dentro de uma organização.

A publicação traz importantes conceitos, exemplos e vulnerabilidades, para que este tema saia do âmbito das intenções e estratégias e passe a fazer parte do cotidiano das empresas.

Este livro é um guia de alto nível que, dependendo da atitude dos líderes empresariais, pode se tornar um agente de transformação, para que o nosso País possa consolidar e mostrar ao mundo o “estilo brasileiro de excelência em gestão”, com organizações economicamente saudáveis, ambientalmente corretas, socialmente justas e eticamente transparentes.

Nas quatro partes que compõem o conteúdo, são abordados, de forma aberta e transparente, aspectos de liderança, administração, gestão de pessoas, conflitos de interesses, corrupção, relacionamento com fornecedores, sustentabilidade, relações sociais, clima organizacional e vantagem competitiva, além de um manual sobre como implantar um sistema de compliance e ética em sua organização.

Capital_intelectual_inovacao
Capital Intelectual e Inovação Excelência em Gestão a Gestão dos Intangíveis

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

Inovação, conhecimento e capital intelectual são aspectos que uma gestão moderna não pode desconsiderar. São temas que vão além dos modismos e mimetismos e, de fato, integram o cardápio gerencial das organizações voltadas para a excelência.  A publicação busca alinha conceitos, traz estudos de casos de empresas como Promon, Copel, Serpro, Siemens, Sesi e Suzano, e apresenta uma pesquisa sobre o estágio de maturidade das organizações quanto ao Capital Intelectual.

 

Capa99
Liderança em uma Era de Transformação

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

Esta publicação relata os principais resultados dos debates ocorridos durante o Fórum Empresarial de 2007, o quinto de uma série de eventos promovidos anualmente pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, dedicados à reflexão sobre os Fundamentos da Excelência em Gestão à luz da rápida evolução do cenário em que vivem as organizações.

O debate tomou por base os resultados de uma pesquisa inédita, especialmente encomendada para o Fórum, refletindo as opiniões de uma amostra relevante do mundo empresarial brasileiro sobre questões vinculadas ao papel da liderança nesse novo cenário.

Planejamento_global
Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global