Publicações Temáticas

A FNQ coloca à disposição nesta seção as conclusões dos Comitês Temáticos que estudaram com profundidade conceitos e práticas sobre temas emergentes da gestão organizacional.

Loading
Capa
Transformando o Sistema de Indicadores
Versão Impressa

Versão Impressa
Preço R$ 95,00
*
*Organizações filiadas à FNQ têm 10% de desconto.

 

O livro Transformando o Sistema de Indicadores – Avaliação do desempenho global sob a ótica do MEG, lançado em junho de 2015, é uma nova publicação da FNQ sobre o tema, com conteúdo de vanguarda, desenvolvido pelo especialista Marco Antonio Nutini.

A obra contém cinco capítulos e uma novidade, um ANEXO, que traz uma visão crítica dos atributos e indicadores mais usados o mercado.

Conheça conceitos básicos como definição de indicador, a sua função e como conectá-lo para a formação de um sistema. Leia, também, sobre a seleção de atributos relevantes; encadeamento de atributos e seleção de indicadores; sistemização da árvore de indicadores, painéis de bordo e análises críticas; e, ainda, saiba mais sobre scorecards, metas e reconhecimento.

Se você considera que os indicadores são indissociáveis de uma boa gestão, está no caminho certo e se surpreenderá com o trabalho desenvolvido nesta publicação.

 

Capa_inovacao
Gestão da Inovação
Versão Impressa

Versão Impressa
Preço R$ 85,00
*
*Organizações filiadas à FNQ têm 10% de desconto.

 

Fruto de um intenso trabalho do Núcleo Temático sobre Inovação, da Fundação Nacional da Qualidade, a publicação Gestão da Inovação, lançada em junho de 2015, aborda temas indispensáveis para aqueles que trabalham a inovação como caminho para a sustentabilidade em todos os seus aspectos - social, econômico e ambiental.

O livro, composto por cinco capítulos e um ANEXO – que fala sobre a meta-metodologia de avaliação dos modelos de inovação, pretende desmistificar o conceito de inovação e ser um verdadeiro manual para a sua efetiva implementação pelas organizações.

A obra trata das práticas de organizações inovadores; como alavancar a competitividade por intermédio de sua rede; cita, ainda, fontes de recursos para as inovações e aborda a importância dos prêmios de inovação como instrumentos de gestão da inovação.

A publicação é um convite a conhecer o universo da inovação, sua aplicabilidade e seus resultados.

Etica_empresarial
Ética Empresarial

Versão Impressa
Preço R$ 56
*.
*Organizações filiadas à FNQ têm 10% de desconto.

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

Este livro, lançado em 2012, resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudo de Ética Empresarial mantido pela FNQ. A publicação traz um retrato da ética nos negócios no Brasil, uma pesquisa com executivos e um manual de implementação de sistema de ética e compliance.

Em dezembro de 2011, o grupo de estudo Ética Empresarial, mantido pelo Núcleo de Estudo e Conhecimento da FNQ, finalizou a elaboração do livro sobre “Ética Empresarial no Brasil”, com cases de empresas brasileiras e um manual de implantação de sistema de ética e compliance dentro de uma organização.

A publicação traz importantes conceitos, exemplos e vulnerabilidades, para que este tema saia do âmbito das intenções e estratégias e passe a fazer parte do cotidiano das empresas.

Este livro é um guia de alto nível que, dependendo da atitude dos líderes empresariais, pode se tornar um agente de transformação, para que o nosso País possa consolidar e mostrar ao mundo o “estilo brasileiro de excelência em gestão”, com organizações economicamente saudáveis, ambientalmente corretas, socialmente justas e eticamente transparentes.

Nas quatro partes que compõem o conteúdo, são abordados, de forma aberta e transparente, aspectos de liderança, administração, gestão de pessoas, conflitos de interesses, corrupção, relacionamento com fornecedores, sustentabilidade, relações sociais, clima organizacional e vantagem competitiva, além de um manual sobre como implantar um sistema de compliance e ética em sua organização.

Capital_intelectual_inovacao
Capital Intelectual e Inovação Excelência em Gestão a Gestão dos Intangíveis

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

Inovação, conhecimento e capital intelectual são aspectos que uma gestão moderna não pode desconsiderar. São temas que vão além dos modismos e mimetismos e, de fato, integram o cardápio gerencial das organizações voltadas para a excelência.  A publicação busca alinha conceitos, traz estudos de casos de empresas como Promon, Copel, Serpro, Siemens, Sesi e Suzano, e apresenta uma pesquisa sobre o estágio de maturidade das organizações quanto ao Capital Intelectual.

 

Capa99
Liderança em uma Era de Transformação

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

Esta publicação relata os principais resultados dos debates ocorridos durante o Fórum Empresarial de 2007, o quinto de uma série de eventos promovidos anualmente pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, dedicados à reflexão sobre os Fundamentos da Excelência em Gestão à luz da rápida evolução do cenário em que vivem as organizações.

O debate tomou por base os resultados de uma pesquisa inédita, especialmente encomendada para o Fórum, refletindo as opiniões de uma amostra relevante do mundo empresarial brasileiro sobre questões vinculadas ao papel da liderança nesse novo cenário.

Planejamento_global
Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global