Cadernos de Excelência

A série Cadernos de Excelência tem por finalidade disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ através da apresentação das melhores práticas e esclarecimento de dúvidas sobre o MEG. É uma valiosa ferramenta para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e pretende aprimorar a gestão de sua organização ou aperfeiçoar-se como membro da Banca Examinadora do PNQ. Os Cadernos são publicados em forma de fascículos, de modo a tornar a leitura mais agradável e facilitar seu manuseio. E agora estão disponíveis na versão impressa.

Loading
Kit_cadernos_portal
Kit Cadernos de Excelência
Versão Impressa

A série Cadernos de Excelência tem por finalidade disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ por meio da apresentação das melhores práticas e do esclarecimento de dúvidas sobre o MEG.
É uma valiosa ferramenta para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e pretende aprimorar a gestão de sua organização ou aperfeiçoar-se como membro da Banca EAvaliadora do PNQ.
Os Cadernos, com base na 19ª edição dos Critérios de Excelência - são publicados em forma de fascículos, de modo a tornar a leitura mais agradável e facilitar seu manuseio.

Kit promocional - com dez Cadernos
De: R$150,00*
Por: R$105,00*

*Organizações filiadas à FNQ têm 10% de desconto (R$ 90,00).

 

00_cadernos_excelencia_introducao-1
Introdução ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

Proporciona uma visão global do Modelo de Excelência da Gestão®, seus fundamentos e sua aplicação. O caderno destaca a importância e as vantagens com o uso do Modelo, além de como determinar o grau de maturidade da gestão. Serve como ponto de partida para o uso dos próximos cadernos.

 

01_cadernos_excelencia_lideranca-1
Liderança

Este Critério traduz, essencialmente, o Fundamento Liderança e constância de propósitos, que preconiza a forma aberta, democrática e inspiradora da atuação das pessoas que detêm a propriedade e das que atuam na direção, exercendo a liderança em todos os níveis na organização. E está organizado em três temas principais: Governança corporativa, Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência e Análise de desempenho da organização.

 
02_cadernos_excelencia_estrategias-1
Estratégias e Planos

O caderno traduz o Fundamento Visão de futuro, pois determina os elementos de análise do ambiente externo onde a organização efetuará as suas transações a partir da compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado de atuação no curto e no longo prazo.  Esse Critério separa a deliberação dos rumos para o futuro da organização em dois temas principais: Formulação das estratégias e Implementação das estratégias.

 
03_cadernos_excelencia_cliente-1
Clientes

O Caderno Clientes está diretamente relacionado com o Fundamento Conhecimento sobre o cliente e o mercado, que preconiza a criação e entrega de valor de forma sustentada e gerando maior competitividade nos mercados. Esse critério está estruturado em dois temas principais: Imagem e conhecimento de mercado e Relacionamento com clientes.

 
04_cadernos_excelencia_sociedade-1
Sociedade

A estruturação do Critério Sociedade está baseada principalmente no Fundamento  Responsabilidade social, que pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas da organização. Nesse caderno, são abordados os dois itens: Responsabilidade socioambiental e Desenvolvimento social.

 

05_cadernos_excelencia_informacao-1
Informações e Conhecimento

Por meio dos temas Informações da organização e Ativos intangíveis e conhecimento organizacional, esse caderno aborda a essência do Fundamento Orientação por processos e informações, pois suporta a tomada de decisões na organização com base em medições e análise do seu desempenho, levando em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

 
06_cadernos_excelencia_pessoas-1
Pessoas

Este caderno está baseado principalmente no Fundamento Valorização das pessoas, que relaciona o desempenho da organização com a capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho, bem como com um ambiente propício ao comprometimento e ao desenvolvimento de competências. São três os temas abordados nesse Critério: Sistemas de trabalho, Capacitação e desenvolvimento e Qualidade de vida.

 

07_cadernos_excelencia_processos-1
Processos

Nesse Critério, são abordados os processos da organização que agregam valor ao negócio: Processos principais do negócio e Processos de apoio, Processos relativos aos fornecedores e Processos econômico-financeiros. O Fundamento evidenciado é Orientação por processos e informações.

 

08_cadernos_excelencia_resultados-1
Resultados

Este caderno refere-se aos efeitos das atividades produzidas pela organização no atendimento aos requisitos do Modelo de Excelência da Gestão®. São demonstrados vários exemplos de Resultados de  organizações reconhecidas pelo PNQ, abordando todos os Itens dos Critérios de Excelência.

09_cadernos_excelencia_guia_autoavaliacao-1
Autoavaliação

O tema central deste caderno é a Autoavaliação. Sua definição, importância, etapas, inter-relação com o processo de planejamento estratégico, além de sua utilização para a implementação de melhorias.