Pesquisa da Deloitte revela otimismo para 2018

16/01/2018

É esperado um crescimento de 19% na receita líquida das empresas até o final do ano

A Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial, realizou pesquisa com 750 empresas no Brasil para identificar as tendências e as expectativas do mercado para 2018. De modo geral, os resultados indicam um otimismo para este ano, devido à esperada retomada econômica. Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, as previsões indicam um crescimento de 19% em 2018.

Infraestrutura
A pesquisa também ressalta a importância de investimentos em infraestrutura, principalmente, em setores que afetam a logística das empresas, como rodovias e portos. Ainda destaca a necessidade de investimento em educação de base e nível técnico para formar profissionais mais qualificados e produtivos.

Reformas do governo
De acordo com os entrevistados, o empresariado avalia questões estruturais pelas quais o País passará em 2018 e enxerga um impacto positivo para os negócios, como por exemplo, as esperadas reformas tributária e da previdência, assim como a proximidade das eleições presidenciais. A pesquisa aponta que a estabilidade econômica e política são fatores importantes na hora de investir em um País.

Aumento nos investimentos
A expectativa da retomada da economia, do aumento do consumo e da diminuição da taxa básica de juros incentiva o retorno dos investimentos realizados pelas organizações. Cerca de 56% das empresas preveem lançamento de novos produtos ou serviços em 2018.

Além do crescimento do portfólio, as organizações também pretendem investir seus ativos físicos, aumentando parques fabris existentes ou adquirindo novos.

Transformação digital
A tecnologia também foi destaque na pesquisa, apesar de as empresas demonstrarem desconhecer as principais tecnologias disruptivas que são tendência no mercado. A expectativa é que no ano de 2018 as organizações invistam, em média, 3% em novas tecnologias, como blockchain, indústria 4.0 e smart cities.

Confira a pesquisa completa, clicando aqui.

Capacitações FNQ
De olho nas tendências de mercado, a FNQ atualizou o seu portfólio de cursos, com o objetivo de ajudar as organizações a se prepararem para os novos tempos.

  • Curso sobre planejamento estratégico: Atualizamos o conteúdo programático do curso, que agora se chama "Planejamento estratégico no cenário atual", focado em ajudar as organizações a definir e monitorar seus processos estratégicos à luz dos cenários extremamente dinâmicos e disruptivos em que vivemos.
  • Curso "Gestão da transformação": Agora teremos um curso totalmente voltado para ajudar as organizações que têm urgência na adaptação à uma cultura de aceleração e na adoção de métodos e ferramentas para a transformação digital.

Descontos especiais nos cursos in company e excelentes condições nos cursos presenciais.

Entre em contato conosco: relacionamento@fnq.org.br
 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading