O que é um ambiente V.U.C.A. e o que isso tem a ver com gestão

30/11/2017

Saiba como o ambiente de mudança em que vivemos influencia a forma de gestão das organizações

O termo V.U.C.A. surgiu nos anos 90 dentro de um contexto militar e é uma sigla para descrever um ambiente, uma situação ou condições de volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity). Logo o termo foi adotado pelos administradores, pois traduz muito bem as condições do mundo dos negócios nos dias atuais e está influenciando muito a forma de gestão nas empresas.

Em um momento em que as tecnologias se renovam constantemente e os nossos hábitos de consumo se transformam a cada instante, as incertezas e a mudança se tornaram constantes no mercado, fazendo desse ambiente caótico o “novo normal”.

Ser capaz de se adaptar a esse ambiente e estar preparado para as mudanças que ele exigirá são características determinantes para manter um nível de competitividade e até de sobrevivência de mercado.

É, portanto, imprescindível entender o ambiente em que cada organização se encontra, pois isso afetará a maneira como a empresa se planeja para o futuro, toma decisões, gere os riscos, implementa mudanças e resolve problemas.

Vamos, agora, entender um pouco melhor o que V.U.C.A. significa, na prática.

V - Volatility (volatilidade) - O momento presente é muito dinâmico, volúvel, veloz e efêmero, não segue padrões previsíveis, por isso, não podemos buscar no passado as soluções para o futuro. Isso demanda adaptações rápidas e precisas, como uma forma de manter os planos fazendo sentido, mesmo com as mudanças de cenário.

U - Uncertainty (incerteza) - O ambiente instável mudará seus planos em diversos níveis. A alta conectividade entre pessoas, processos e plataformas gera uma relação de dependência que afeta os planos de curto, médio e longo prazos. Nesse cenário, ter pessoas com opiniões realmente diversas faz a diferença. Outras vivências podem trazer outra forma de lidar com determinados problemas.

C - Complexity (complexidade) - Este termo remete às inúmeras variáveis que afetam nosso dia a dia. No entanto, um mundo mais complexo requer soluções mais simples. Precisamos aprender a lidar com a não linearidade das situações. Se tentarmos lidar com todas as variáveis de maneira complexa, correremos o risco de perder o timing para solucionar tal problema.

A - Ambiguity (ambiguidade) - Este termo significa a falta de clareza sobre o significado, a causa e as circunstâncias de um acontecimento. E por esse motivo, muitas vezes, não há uma resposta certa para nossas questões, pois tudo é ambíguo. O que realmente importa é que a decisão tomada faça sentido para a situação e traga eficiência. Não podemos sustentar uma visão tão maniqueísta na vida real.

O mundo V.U.C.A. e a gestão empresarial

O ambiente V.U.C.A. exige que as organizações mudem seu modelo de negócio e precisem de líderes que atualizem suas competências de acordo com as necessidades do momento, para garantir o aprendizado contínuo, rápido, mais eficiente e econômico.

Para lidar com o mundo V.U.C.A., os líderes devem ter uma visão clara do que desejam alcançar com sua organização. Devem também ter a capacidade de observar e escutar o que a organização toda tem a dizer. Para isso, é necessário se comunicar com os colaboradores dos mais diversos níveis hierárquicos e demonstrar um espírito de equipe e colaboração. Líderes que conseguem reunir informações de forma ágil estão mais preparados para tomar decisões mais precisas. E ter agilidade é fundamental para sobreviver nesse ambiente.

E-book Adaptabilidade empresarial

Para saber mais sobre o tema e como criar e implementar uma estratégia de gestão de mudanças nas organizações, leia nosso e-book "Adaptabilidade empresarial". Clique aqui para fazer o download gratuito.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading