Gestão de processos: como fazer desdobramento da cadeia de valor

07/02/2018

É nesta etapa que são definidos e detalhados os principais processos das organizações

 

Já falamos aqui que, de acordo com as boas práticas de gestão, a estruturação de processos compreende quatro etapas: estruturação da cadeia de valor, desdobramento da cadeia de valor, avaliação da maturidade de processos e priorização dos processos. Hoje, iremos explicar melhor como fazer o desdobramento da cadeia de valor das organizações.

 

O que é desdobramento da cadeia de valor

 

É nesta fase que é realizado o detalhamento inicial dos processos que foram definidos na cadeia de valor, de tal forma que seja possível obter um melhor entendimento das relações entre os processos de negócio e de apoio.

 

Portanto, nessa etapa, os processos que compõe a cadeia de valor são mapeados e detalhados até o nível que for suficiente para executá-los na rotina das áreas. A sistemática para o desdobramento inicial de cadeia e valor está baseado nos conceitos de hierarquia de processos. As empresas, em sua maioria, costumam adotar até quatro níveis de desdobramento a partir da cadeia de valor.

 

Para desdobrar a cadeia de valor, é preciso ter uma noção clara do tamanho dos processos. Além disso, é importante, também, levantar as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos para que seja possível estabelecer indicadores com níveis de serviços e entregas sob medida, além de incorporar esses requisitos nos processos.

 

Hierarquia de processos

 

A hierarquia de processos é uma abordagem que permite à organização visualizar como seus processos desdobram-se desde uma "visão do todo" - normalmente representada pela cadeia de processos - até uma "visão operacional", em geral representada por fluxogramas e procedimentos.

 

Durante a etapa de desdobramento da cadeia de valor, o objetivo é chegar até o último nível, com o detalhamento de todas as atividades que precisam ser feitas.

 

Fonte: Curso de Estruturação e Melhoria de Processos FNQ

 

Gestão de processos e o MEG

 

De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), todos os processos das organizações devem partir, inicialmente, do macroprocesso de Gestão das Partes Interessadas. É nesse processo que as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders das organizações são priorizadas e sua respectiva tradução se torna uma das entradas para o macroprocesso de Gestão Estratégica.

 

O macroprocesso de Gestão Estratégica, por sua vez, é a base para a definição da Cadeia de Valor, sendo que as traduções das necessidades e expectativas devem ser consideradas no momento em que os processos são mapeados ou revistos.

 

Curso Estruturação e Melhoria de Processos

 

Para saber como fazer a estruturação de processos na sua organização, faça a nossa capacitação. No curso "Estruturação e Melhoria de Processos", você vai aprender a avaliar a maturidade e priorizar processos, a diagramar o ciclo da gestão (ciclo de controle e aprendizado) e estruturar um projeto de melhoria de processos na sua organização. Turmas abertas para março, inscreva-se!

 

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading