Gestão de fornecedores na prática

06/10/2017

Conheça os cases de sucesso da Brasal Refrigerantes e do Restaurante Akuaba

Saber escolher fornecedores e ter um bom relacionamento com seus parceiros é peça fundamental no dia a dia de todas as organizações. Isso porque a cadeia de fornecedores impacta diretamente a produção, a qualidade, a quantidade e o preço do produto de uma empresa. Pensando nisso, selecionamos dois cases de sucesso no gerenciamento de fornecedores para exemplificar boas práticas de gestão.

Restaurante Akuaba
Lidar com fornecedores de alimentos, bebidas e prestadores de serviços é atividade diária de um restaurante. Para assegurar a escolha dos melhores parceiros e manter a alta qualidade de produtos e serviços, o Restaurante Akuaba desenvolveu uma metodologia de avaliação de seus parceiros, os indicadores mensais Porcentuais de Desempenho dos Fornecedores.

Cada categoria de fornecedor é avaliada de acordo com critérios próprios por diferentes responsáveis. Por exemplo, fornecedores de alimentos são avaliados por uma nutricionista, que observa a qualidade do produto, a temperatura na qual foi transportada, o preço, o prazo de entrega e a quantidade. Cada um dos critérios tem um peso diferente na construção da nota do fornecedor. A pontuação obtida gera o índice de performance, que vai categorizar o fornecedor como fornecedor preferencial, confiável, com restrições ou reprovado.

Outra etapa importante no caso dos Restaurantes Akuaba é o feedback dado aos fornecedores. Cada entrega feita ao restaurante é avaliada e as avaliações são compiladas em um relatório mensal, que contém também sugestões de aprimoramento em cada critério de avaliação. Dessa forma, um canal de comunicação e troca de conhecimentos é criado, melhorando a qualidade do serviço e relacionamento com o fornecedor.

Brasal Refrigerantes
Anualmente, a Brasal Refrigerantes realiza um workshop com seus fornecedores, compartilhando os desafios e as oportunidades da empresa, além de temas relacionados à economia, ao desenvolvimento, ao empreendedorismo e ao Sistema de Gestão Integrado (Qualidade da Gestão, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Segurança de Alimentos), com foco no atendimento dos requisitos legais.

Além do workshop, o evento também incentiva a adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) pelos colaboradores e celebra a Premiação dos Fornecedores Destaques do ano, que atenderam, com excelência, os requisitos de desempenho da Brasal, que envolvem: flexibilidade, pontualidade e qualidade.
Ao implementar essa iniciativa, a Brasal percebeu uma melhora no relacionamento com fornecedores, promoveu transparência e equidade entre os colaboradores, além de ajudar o desenvolvimento de fornecedores locais.

Confira os cases completos da Brasal Refrigerante e Restaurante Akuaba no nosso banco de boas práticas.

Fórum de Boas Práticas de Gestão da FNQ
 
Gestão para Excelência na Cadeia de Fornecedores e Distribuidores” é o tema deste ano do Fórum de Boas Práticas de Gestão da FNQ. O evento, que acontece no dia 31 de outubro, em São Paulo, é destinado a gestores, empreendedores e empresários. O objetivo é compartilhar e debater práticas de sucesso referentes ao tema cadeia de fornecedores, além de proporcionar oportunidade de networking. Valores promocionais. Inscreva-se já e garanta preços especiais!

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading