Fórum de Boas Práticas Internacional reúne empresários e membros do GEM

19/10/2016

Evento debateu a gestão para excelência no Brasil e no mundo e contou com a participação de representantes do Governo Federal

Realizada nas dependências da KPMG, em São Paulo, no dia 18 de outubro, o Fórum de Boas Práticas Internacional desse ano, promovido pela FNQ, teve um saldo mais do que positivo. Com a participação de representantes do Governo Federal e dos membros do Global Excellence Model Council (GEM) como palestrantes, o tradicional evento realizado pela Fundação foi especial. 
 
Além da apresentação de cases de sucesso sobre a aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), o Fórum também celebrou o jubileu de prata da FNQ, que completou 25 anos de serviços prestados à qualidade e à gestão no Brasil, no último dia 11. A principal homenagem veio dos Correios, que saudou a Fundação com uma cerimônia de obliteração do selo e do carimbo comemorativos da data.
 
Para celebrar em grande estilo, o evento também apresentou aos convidados a 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), agora em formato de um Guia de Referência da Gestão para Excelência, tendo no tangram, antigo quebra-cabeça chinês, a inspiração para transmitir a ideia de que a construção parte do usuário e pode ser customizada. 
 
Jairo Martins, presidente executivo da FNQ, foi o mestre de cerimônias do Fórum. Ele abriu as atividades agradecendo a presença dos colegas do GEM, a KPMG – pela cessão do espaço para o evento, o Instituto Adelina, que forneceu os brindes e a todos os palestrantes e participantes. 
 
 
Obliteração do selo e do carimbo - em seguida, o representante do cerimonial dos Correios, Gercílio Cavalcante de Assis, foi chamado ao palco para conduzir a cerimônia de obliteração do selo e do carimbo comemorativos dos 25 anos da FNQ. “O selo é uma lousa com o mapa do Brasil parcialmente preenchido, para mostrar que a tarefa da gestão deve ser contínua”, explicou Assis. 
 
Já o carimbo traz a inscrição dos 25 anos da Fundação e é caracterizado com o nome da FNQ, dos Correios de São Paulo e da data de circulação. 
 
Na sequência, o diretor regional dos Correios em São Paulo, Eugênio Valentim da Silva, chamou ao palco Silvio Amorim, Jairo Martins, Iêda Novais, Élcio de Lucca e o Almirante Sérgio Luis, diretor administrativo da Marinha do Brasil para a chamada obliteração. “O lançamento do selo e do carimbo reforça a longa trajetória dos Correios com a FNQ e da gestão pela qualidade, que se tornou fator determinante para sucesso das organizações”, comentou Eugênio. 
 
Palestra magna - o Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dr. Gleisson Cardoso Rubin, abriu as palestras do dia e refletiu sobre os atuais desafios da gestão pública e da responsabilidade que a boa gestão possui para melhorar um País, cujo cenário econômico ainda precisa de medidas que garantam seu crescimento. Confira, aqui, o arquivo PDF da apresentação.
 
Transparência e governança - Ricardo Anhesini, COO e sócio da KPMG, também falou sobre a importância dos princípios de governanças cooperativas, documento produzido pela Organização Econômica de Cooperação e Desenvolvimento (OECD) em parceria com o G-20, e a necessidade de adoção de suas práticas na totalidade pelas empresas. Também falou sobre divulgação e transparência nos dados e das responsabilidades da administração. 
 
Embraer - depois, o gerente de Inovação Corporativa da Embraer, Sandro Giovanni Valeri, apresentou o primeiro case do evento. Valeri contou um pouco da história da companhia, sua privatização, os problemas enfrentados na gestão com o crescimento da organização, as soluções desenvolvidas e como o MEG os ajudou a perceber quais pontos poderiam melhorar. Confira, aqui, o arquivo em PDF da apresentação.
 
 
Sescoop - o segundo case do fórum foi apresentado pela gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), Karla Tadeu Duarte, que falou sobre a história e o princípio do cooperativismo, sua abrangência para atender todos os segmentos e empresas de diversos portes. Também convidou ao palco Luiz Fernando Dutra de Freitas, gerente de Estratégia, Projetos e Processos da Unimed Vitória, que explicou sobre as estratégias de gestão da cooperativa. Confira, aqui, o arquivo PDF da apresentação.
 
Painel GEM - no período da tarde, o Fórum teve um painel muito especial com membros do Global Excellence Model Council (GEM): Léon Tossaint (EFQM); Fernando Gonzales (IFC); Parayil Mana Krishnan (CII); Kenji Ohdate (JQA); Juan Luis Martín Cuesta (Fundibeq); e Patrick Lim (Spring).  
 
Confira, abaixo, os arquivos em PDF das apresentações:
 
 
 
Todos falaram sobre as particularidades de seus países em termos da gestão e dos modelos adotados, alinhados mundialmente, para garantir a qualidade e o crescimento econômico. Depois, responderam a perguntas da plateia em relação às melhores práticas em busca da qualidade. 
 
21ª edição do MEG - em seguida, Marcos Bardagi, gerente da área de Portfólio, Operações e Conhecimento da FNQ apresentou aos convidados o novo Modelo de Excelência da Gestão®. O executivo explicou a evolução do modelo e falou da ideia de apresentar o MEG como um guia, além de agradecer e reconhecer o esforço coletivo, de três anos, do Núcleo Técnico da FNQ para chegar ao resultado. Adquira a sua publicação aqui. Confira, aqui, o arquivo PDF da apresentação.
 
25 anos de FNQ - para fechar o Fórum, o ex-presidente do Conselho Curador da Fundação, Élcio Aníbal de Lucca, falou sobre a história da FNQ e sua importância para o País ao longo de seus 25 anos. 
 
Ao final, Jairo Martins comentou mais uma vez sobre a importância das empresas para a consolidação da economia do País e da responsabilidade de todos pela busca constante por uma gestão para excelência. 

Fotos: André Conti.
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading