FNQ lançará, em 2017, publicação sobre Governança e Ética Empresarial

20/01/2017

Nove renomadas organizações fazem parte do projeto da Fundação

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), considerando o cenário do Brasil - político e econômico - e a grave crise de valores em que estamos imergidos, lançou, em dezembro de 2016, o Núcleo de Governança e Ética Empresarial, como forma de contribuir com a sociedade no entendimento acerca do tema e no avanço das organizações em questões relativas à transparência e à integridade de suas atividades e relações com a sociedade.

O objetivo do Núcleo, que conta com a participação de executivos especializados de oito renomadas organizações do mercado - BNDES, EDP, Elektro, Embraer, Ipobe, Senac RS, Siemens e VALE, é discutir o tema Governança e Ética Empresarial, em continuidade ao trabalho realizado pela FNQ em 2012, quando foi lançado o livro Ética Empresarial.

“A conscientização da sociedade brasileira em relação à necessidade de transparência é notável. A recente legislação sobre integridade e a indignação causada pelos escândalos de corrupção nos impeliu a estruturar o debate sobre o tema no âmbito das organizações”, comentou o gestor da área de Portfólio, Operações e Conhecimento (POC) da FNQ, Marcos Bardagi. “Transparência não é meramente ‘deixar-se’ ver. É mostrar-se. Simplesmente revelar-se quando indagado, isso é obediência, complacência e não, transparência. Nossa intenção é gerar um material completo sobre o tema, com ênfase nas melhores práticas”, completou.

No total, serão dez encontros presenciais do grupo para a construção de um material de vanguarda e que será um guia de referência para todos aqueles que trabalham em prol de um Brasil ético, sustentado por uma governança que atue como protetora da reputação construída.

No encontro realizado em 19 de janeiro, na sede da Fundação, os participantes do Núcleo falaram da importância da iniciativa. “Nosso trabalho, junto à FNQ, é gerar um material-referência para as organizações fortalecerem sua governança frente aos grandes desafios de integridade do mercado brasileiro. É importante, em um momento como o que atravessamos, termos a oportunidade de discutirmos as melhores práticas relacionadas a esses temas e compartilhá-las”. 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading