FNQ lança publicação inédita sobre compliance e sistemas de integridade

14/06/2018

Novo livro é fruto de trabalho conjunto, que reuniu oito empresas em torno do conceito de gestão transparente

 

A FNQ lançou, em evento realizado na noite de 13 de junho, na capital paulista, a sua mais nova publicação - Gestão Transparente e Sistemas de Integridade – compliance, fruto do trabalho do Núcleo de Estudos de Governança e Ética Empresarial, composto pelas empresas Kantar Ibope Media, Sabesp, BNDES, Elektro Redes, Siemens, EDP Brasil, Embraer e Senac- RS, que tem como objetivo contribuir com o debate sobre os sistemas de integridade no País.

Como diferencial, a equipe, em seu trabalho, que teve início no fim de 2016, analisou os temas de compliance adotando como referência a visão sistêmica da gestão, conforme preconizado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, e com base nos Fundamentos da Gestão para Excelência - 21ª edição.

“Diante de tal conjuntura, impulsionada por evidente crise de gestão e mau uso de recursos públicos, a FNQ decidiu reforçar a abordagem de temas que, historicamente, são alvo de sua atenção. Entre eles, desenvolvimento sustentável, governança, ética nos negócios e sistemas de compliance - todos estratégicos para o aumento da competitividade e a própria sobrevivência das organizações”, comenta Jairo Martins, presidente executivo da Fundação.

Para Marcos Bardagi, Chief Operations Officer da FNQ e coordenador dos trabalhos da equipe, certamente, existem diferentes maneiras de implantar um sistema de integridade. Contudo, o Núcleo de Estudos procurou demonstrar que a sua eficácia está relacionada à ampla disseminação de políticas, normas e procedimentos a todas as partes interessadas da organização - da alta liderança a acionistas, colaboradores, fornecedores e parceiros, até as comunidades de relacionamento e toda a sociedade. “Em outras palavras, só se garante integridade, de fato, quando o sistema avança das fronteiras de áreas ou departamentos e passa a criar uma cultura da ética na organização por meio da gestão”, afirma Bardagi.

Compliance e MEG - de acordo com o MEG, uma empresa em busca da excelência passa por etapas e diferentes níveis de maturidade em suas práticas. O que transparece, no entanto, é que o uso de bons exemplos funciona como um acelerador natural dessa progressão, permitindo que as organizações realizem seus propósitos de maneira fluida, ao mesmo tempo em que observam princípios essenciais da vida social moderna.

Por isso, ao analisar os chamados “pilares” de alguns sistemas de integridade alinhados aos Fundamentos da Gestão para Excelência, salta aos olhos a incrível facilidade com que um diálogo é estabelecido entre ambos. Não surpreende, portanto, a identificação de valores semelhantes na base dos dois conceitos. Dessa forma, pode-se afirmar que organizações que se inspiram e/ou adotam o MEG da FNQ estão mais preparadas para responder aos tempos de tolerância zero com a falta de ética nos negócios.

“Incorporar as questões da integridade na gestão torna-se, assim, critério indispensável, pois somente com essa precaução é possível assegurar que a reputação organizacional, essencial para a perenidade, estará preservada. A FNQ espera, por meio desta publicação, contribuir ainda mais com a elevação e o aprimoramento dos sistemas de integridade no Brasil”, finaliza Bardagi.

O livro – a publicação Gestão Transparente e Sistemas de Integridade - compliance traz um conteúdo inédito de boas práticas corporativas voltadas para uma governança eficaz, com cases de sucesso de diversas empresas. Aborda, ainda, uma pesquisa inédita do Senac/RS sobre integridade nas MPE no Brasil.

Com a regulamentação da Lei Anticorrupção nº 12.846/2013 em março de 2015 e com a recente publicação da Lei das Estatais nº 13.303 de 30 de julho de 2016, o reconhecimento e a avaliação de programas de integridade têm ganhado cada vez mais importância no cenário nacional. Como consequência, as organizações passaram a implementar ações efetivas para a construção de uma reputação idônea.

A publicação da FNQ traz um olhar diferenciado, abordando os sistemas de integridade e o compliance à luz do MEG.

A nossa publicação estará disponível na loja virtual da FNQ em breve. Fique atento.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading