FNQ e ABDI firmam convênio para atuar na cadeia aeronáutica

10/11/2017

Parceria visa a fortalecer a produtividade, empregabilildade e competitividade do setor

Quem participou do Fórum de Boas Práticas de Gestão da FNQ, realizado no último dia 31, em São Paulo, recebeu, em primeira mão, a notícia sobre o convênio de cooperação técnica e financeira da FNQ junto à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O projeto, que tem duração de seis meses, tem foco na implementação de ações de extensão industrial, tecnológica e gerencial em 60 empresas de pequeno e médio porte da cadeia aeronáutica e da cadeia produtiva de diversas regiões do País. “ Nosso foco é estimular a elevação da produtividade, fortalecendo a indústria, a empregabilidade e a competitividade”, afirma o presidente da FNQ, Jairo Martins.

Desdobramentos - o convênio está separado em três etapas. A primeira visa a avaliar a maturidade da gestão de 20 empresas da cadeia aeronáutica, com a realização da Avaliação Assistida Expressa (AAE), da FNQ, que fornecerá um relatório consolidado das melhorias a serem implementadas.

A segunda etapa corresponde a visitas a 40 organizações selecionadas pela ABDI, nas cidades de Cacoal (RO), Sorriso (MT) e Londrina (PR), com o objetivo de identificar a linha de produção que será o foco da implementação da ferramenta de gestão do Projeto Lean Manufactoring*.

A terceira consiste na construção de oito módulos de ensino a distância com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, atendendo às especificidades das empresas beneficiárias pelo projeto, de forma a suprir as lacunas de capacitação em gestão necessárias para o aumento da competitividade dessas organizações.

*Lean Manufacturing, Lean Thinking ou Pensamento Enxuto é uma filosofia de gestão baseada no Sistema Toyota de Produção. Ela permite às empresas e organizações gerar valor para seus clientes por meio da melhoria contínua na entrega de produtos, serviços e eliminação desperdícios. Ao incorporar essa filosofia, a empresa aumenta a sua efetividade, a produtividade e a satisfação dos seus clientes, utilizando menos recursos.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading