Entenda como é feita a avaliação das candidatas ao Melhores em Gestão®

20/07/2017

Autoavaliação on-line e visita dos avaliadores são principais etapas

A avaliação das candidatas ao Melhores em Gestão® é baseada nos Fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG). As organizações serão pontuadas de acordo com a maturidade em cada Tema dos Fundamentos de Gestão para Excelência. Para saber mais sobre os Fundamentos, veja o e-book sobre o tema.

Determinando o peso da avaliação

Primeiro, as candidatas determinam dentro do Quadro de Fundamentos, Temas e Pontuação, o peso pelo qual desejam ser avaliadas em cada um dos Fundamentos. Isso possibilita que determinado Fundamento, que é mais relevante para o modelo de negócio da organização, tenha mais peso sobre os outros Temas.

A determinação da pontuação, funciona da seguinte maneira: há um valor mínimo e um valor máximo que a organização pode determinar para cada Tema dentro dos Fundamentos de Gestão para Excelência. Dentro dessa faixa, a candidata deve escolher o valor que lhe convém, desde que ele seja múltiplo de cinco.



Autoavaliação on-line

Depois de preencher o Quadro de Fundamentos, Temas e Pontuação, o software on-line de avaliação libera as Tabelas de Avaliação para preenchimento, no qual as organizações fazem uma autoavaliação da maturidade de sua gestão em cada Tema dos Fundamentos da Gestão para Excelência.

Visita

Então, os avaliadores capacitados pela FNQ, visitam as instalações confirmando as informações da autoavaliação e informações complementares, esclarecendo dúvidas surgidas durante a análise prévia das informações, definindo a pontuação final da organização, considerando o peso atribuído para os Temas dos Fundamentos.

Composição da lista

A decisão sobre as organizações que irão compor a lista das Melhores em Gestão® envolve, além da avaliação do sistema de gestão, uma análise sobre a reputação das candidatas. O propósito é ter informações adicionais para garantir que a integridade do processo de avaliação e reconhecimento seja preservada, auxiliando na seleção de organizações que sejam consideradas exemplares.

Para se chegar ao nome das organizações reconhecidas, a FNQ pode realizar consultas das candidatas nos registros de órgãos oficiais como o Ministério da Fazenda, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Secretaria da Receita Federal, Ministério da Justiça, órgãos do Poder Judiciário, Polícia Federal, Ministério do Trabalho e órgãos de Defesa do Consumidor.

Após reunir todas as informações das organizações candidatas, a FNQ determina a pontuação final mínima para a lista das organizações Melhores em Gestão®, valida essa lista junto ao Comitê Gestor, entrega o Diagnóstico de Maturidade da Gestão e anuncia as organizações que farão parte da lista.

Tem alguma dúvida sobre o sistema de avaliação do Melhores em Gestão®? Veja o regulamento completo aqui.
 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading