Em noite memorável, FNQ divulga a lista do Melhores em Gestão® 2017

27/03/2018

Onze organizações foram reconhecidas e três delas, eleitas DESTAQUE no 1º ciclo da nova premiação

É noite de festa para nós, da FNQ, e para mais 11 organizações que se consagram, hoje, como as Melhores em Gestão® do País!

Há pouco, foram conhecidas todas as empresas que fazem parte da seleta lista do novo reconhecimento da FNQ, que teve seu primeiro ciclo realizado em 2017, depois de um rigoroso e primoroso processo de avaliação, que demandou vários meses de dedicação das empresas e da equipe de avaliadores e da Fundação.

Entre as 11 organizações presentes no evento, três foram eleitas DESTAQUE pelas suas excelentes práticas de gestão, consideradas nível classe mundial, as quais receberam o exclusivo troféu Melhores em Gestão®.

Confira as organizações DESTAQUE e as todas as reconhecidas, que foram agraciadas com placas em homenagem ao seu desempenho neste ciclo:

Copel Distribuição S.A. - DESTAQUE

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Centro - DESTAQUE

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) - DESTAQUE

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Leste

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Sul

Companhia Ultragaz S.A.

Copel Telecomunicações S.A.

EDP Energias do Brasil S.A.

Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape)

Turbo Brasil Serviços em Turbinas Ltda.

Volvo do Brasil Veículos Ltda.

“Parabéns a todas as organizações! É uma honra para nós presenciarmos um momento tão emblemático como este, onde celebramos a boa gestão, voltada para a melhoria de processos e resultados, com muita consciência e consistência de propósitos de todas as empresas presentes hoje aqui. Que elas sejam inspiração para as demais e que sempre persigam a excelência em suas ações”, destacou o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, logo depois da divulgação das reconhecidas.

Foto: André Conti. Evento de reconhecimento do Melhores em Gestão® 2017, em 27 de março

 

Uma noite memorável

Cerca de 300 pessoas, entre representantes das organizações reconhecidas, avaliadores, parceiros, patrocinadores e convidados estiveram presentes ao evento de reconhecimento do primeiro ciclo do Melhores em Gestão®.

Depois de anunciadas as 11 empresas que, agora, fazem parte da história da FNQ, dentro do seu novo processo de avaliação, o ápice do evento, com todo suspense e expectativa, ficou por conta da revelação das três DESTAQUE, que só foram conhecidas nos momentos finais da cerimônia, sob fortes aplausos e euforia.

Não faltaram torcidas, confetes, serpentinas e até buzinas, muita confraternização entre todos os participantes, além de discursos emocionados dos representantes das empresas.

Ao final, foi servido um jantar especial a todos, que puderam celebrar junto às suas equipes e convidados, o tão esperado reconhecimento, depois de muita dedicação e trabalho dos envolvidos no processo.

Abertura

A abertura do evento, que teve início com um coquetel, foi feita pelo presidente executivo da FNQ, que ressaltou, em suas palavras, a importância de um reconhecimento como o Melhores em Gestão® em um mundo repleto de mudanças velozes e constantes. “Não há dúvidas de que estamos no meio de uma das maiores mudanças, eu diria radicais, da história da humanidade. Em uma velocidade alucinante, as novas tecnologias estão mudando a economia, a sociedade e a forma de se viver, trabalhar e consumir. A palavra-chave para nos sairmos bem nessa era da aceleração é TRANSFORMAÇÃO”, ressaltou.

Jairo Martins falou, ainda, sobre o descaso dos governos diante do que ele chama de “hiato de gestão” no País. “Enquanto o mundo se move com determinação, nós nos perdemos nos labirintos da incompetência, da ineficiência, da corrupção, da mentira e da imoralidade política. Apesar de termos no Brasil organizações bem-intencionadas e instituições como a FNQ, o País agoniza em decorrência do ‘hiato de gestão’ ao qual se submeteu, devido às escolhas erradas. É imperativo: NÃO há mais espaço para jeitinhos, falcatruas, apadrinhamentos, conivências, conveniências e trocas de favores por baixo do pano ou à vista de todos”, afirmou.

Para finalizar, Jairo parabenizou, antecipadamente, todas as reconhecidas neste primeiro ciclo do Melhores em Gestão®. “O reconhecimento é de vocês, mas os bons frutos somos nós quem colhemos, como cidadãs e cidadãos brasileiros, com a rica contribuição que empresas comprometidas com a gestão e com a excelência nos fornecem. Vocês são os exemplos que todos nós, sem exceção, temos de seguir”.

O gerente de operações da FNQ, responsável pelo Melhores em Gestão®, Marcos Bardagi, também falou aos participantes e destacou o que chamou de aspectos valiosos desta nova experiência. “Tivemos a participação de nove novas candidatas, organizações que, pela primeira vez, estiveram conosco neste desafio, o que consideramos uma grande e importante renovação. Oito Estados foram representados por meio de empresas de todos os portes. Catorze segmentos de negócio fizeram parte desta primeira edição do Melhores em Gestão®. Creio que esses dados simbolizam o êxito de nosso esforço em tornar o reconhecimento mais inclusivo, mais acessível a todos”, afirmou.

Bardagi ressaltou, ainda, a abrangência do MEG 21. “Podemos dizer que essas organizações, aqui hoje reconhecidas, passaram pelo teste de estresse mais rigoroso do Brasil, mais atualizado e que aponta os caminhos de como deve ser a gestão para este momento tão turbulento, tão tumultuado, tão V.U.C.A.. Vocês são as primeiras, os exemplos de que o Brasil precisa. Que suas vozes sejam ouvidas! Para a nossa transformação tão desejada!”, concluiu.

O novo reconhecimento da FNQ
Após 25 edições, o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) foi remodelado, em 2017, e deu origem ao Melhores em Gestão®, reconhecimento da FNQ que se escolhe, para uma seleta lista, as melhores organizações em gestão do Brasil.
Realizado anualmente, o processo de avaliação reconhece empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ, de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos da Gestão para Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
As empresas que se candidatam ao reconhecimento passam por uma análise profunda da sua gestão, efetuada por avaliadores independentes capacitados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética.
No fim do processo de avaliação, as organizações recebem um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), contendo a pontuação global e detalhada, com comentários que expressam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em relação ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), reconhecido internacionalmente.

Fique atento: em breve, será lançada a publicação Instruções para Candidatura - Melhores em Gestão® 2018!

Conheça um pouco mais sobre cada uma das organizações reconhecidas. Acesse aqui

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading