Custo da corrupção é destaque na nova edição da Revista Excelência em Gestão

22/09/2017

Estima-se que o valor desviado dos cofres públicos seja, aproximadamente 2% do PIB brasileiro.

O custo da corrupção na esfera pública e privada do País deflagrados na Operação Lava-Jato é o principal destaque da nova edição da Revista Excelência em Gestão da FNQ. Estima-se que o valor desviado dos cofres públicos esteja entre R$ 79 e R$ 137 bilhões, ou seja, aproximadamente 2% do PIB brasileiro. A Revista traz uma análise detalhada das consequências da Lava-Jato e outros esquemas deflagrados não param por aí. A imagem do Brasil foi manchada, afastando investidores de terras brasileiras, o que dificulta a recuperação econômica do País.

A reportagem contextualiza também a história brasileira e nossos costumes, citando Sérgio Buarque e o conceito de “homem cordial” brasileiro, aquele que não consegue distinguir de maneira racional o público do privado, questionando o “jeitinho brasileiro” e a nossa tolerância à corrupção e cultura de gambiarras. A autora atenta o leitor para os efeitos da corrupção e oriundos escândalos têm em nossa sociedade.

Uma luz no fim do túnel

Mas nem tudo está perdido. Segundo a reportagem, há sim solução para a crise que enfrentamos, tais como os avanços em nossa legislação decorrentes da pressão popular, como a Lei Anticorrupção, e postura vigilante do brasileiro como sintomas da mudança. As novas tecnologias têm se mostrado eficientes no controle dos gastos públicos. A reportagem traz exemplos de iniciativas nessa linha.

No entanto, fica o alerta que temos, como cidadãos, assumir nossa responsabilidade dentro da crise e entender que nosso papel na sociedade não se restringe ao voto consciente.

As empresas devem cumprir o seu papel institucional, participando das decisões e ações que
geram propósito, cultura e educação das pessoas. A esfera privada precisa exigir transparência e ética em sua relação com o órgãos públicos. O debate ético e temas como corrupção e governança nunca estiveram tão em voga no mundo corporativo, que hoje entende a necessidade de políticas de compliance rígidas nos negócios.

Faça download gratuito da Revista Excelência em Gestão para ler o conteúdo na íntegra.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading