Conheça o processo de inscrição do Melhores em Gestão®

10/07/2017

A nova forma de reconhecimento da FNQ está mais simples e ágil

INSCRIÇÃO
A inscrição para o Melhores em Gestão® está mais fácil e pode ser feita completamente on-line. As organizações interessadas em participar podem se inscrever entre 10 de julho e 18 de agosto.
 
Antes de realizar a autoavaliação, as organizações candidatas precisarão preencher o Quadro de Fundamentos, Temas e Pontuações. Esta é uma ferramenta que determina o peso com que a banca avaliadora deve avaliar cada Fundamento da Gestão para Excelência dentro da organização, de acordo com a importância que cada Fundamento tem para seu negócio. Em seguida, a organização fará uma autoavaliação da maturidade de sua gestão ao preencher as Tabelas de Avaliação.
 
Após o preenchimento da autoavaliação, a organização candidata deve realizar  o pagamento da taxa de inscrição e, também, fazer upload dos seguintes documentos em formato PDF:
 
  • CNPJ;
  • Certidões negativas INSS e FGTS;
  • Certidão da dívida ativa da união (nível federal);
  • Declaração de idoneidade (consultar publicação Instruções para Candidatura).
 
Com as informações cedidas no momento da inscrição, a FNQ avaliará a documentação, de acordo com os critérios de elegibilidade. As organizações consideradas elegíveis, após essa análise preliminar, devem pagar a taxa de visita e enviar informações complementares para candidatura, que serão solicitadas pela Fundação, até o dia 8 de setembro . As visitas às organizações terão duração de três dias e deverão ser agendadas para o período entre 16 de outubro e 30 de novembro.
 
 
ENVIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 
Depois de confirmar o pagamento da taxa de visita, o software on-line de avaliação libera a continuidade do processo. O próximo passo é enviar algumas informações complementares por meio de um software disponibilizado no portal da FNQ.
 
Além das informações complementares (indicadores e evidências), as candidatas devem preencher o perfil da organização, abaixo algumas das informações a serem preenchidas no Perfil: 
  • natureza de suas atividades;
  • propósito;
  • partes interessadas e redes de relacionamento;
  • produtos;
  • processos;
  • concorrência e ambiente competitivo;
  • histórico da busca da excelência e estrutura organizacional.
 
É durante essa etapa que as organizações sugerem possíveis datas para a visita às instalações.
 
Outras informações como Indicadores Estratégicos e Operacionais e evidências  da organização em cada Tema dos Fundamentos de Excelência em Gestão, também serão informadas pelo software on-line de avaliação.
 
Terminadas todas as etapas de inscrição, as organizações devem aguardar o momento das visitas às instalações, no qual os avaliadores pontuarão a organização de acordo com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
 
Veja, abaixo, um esquema com todas as etapas do processo.
 
  1. Inscrição – de 10 de julho a 18 de agosto - preenchimento da autoavaliação, envio de documentos de elegibilidade e pagamento da taxa de inscrição;
  2. Envio de informações complementares - até 8 de setembro - avaliação dos documentos enviados e verificação da elegibilidade. Caso afirmativo, o software será liberado  para o envio de informações complementares e pagamento da taxa de visita; .
  3. Visita às instalações – entre 16 de outubro e 30 de novembro - avaliadores pontuam as organizações de acordo com os Fundamentos do MEG.
  4. Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG) - 16 de fevereiro de 2018 -entrega do DMG às candidatas.
  5. Definição da Lista das Melhores em Gestão® - de 16 a 23 de fevereiro - definição das organizações reconhecidas.
  6. Anúncio das organizações Melhores em Gestão® - março 2018. 
 
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