9 livros sobre gestão que você precisa ler

27/10/2017

Desde clássicos da administração até guias modernos

Dia 29 de outubro é o Dia Nacional do Livro. Para celebrar a data, selecionamos alguns títulos imperdíveis sobre gestão, já publicados em nosso portal, que todo gestor deveria ler.

1 - “A quinta disciplina”, Peter Senge
Este livro é um clássico da gestão empresarial e revolucionou o modo de gerenciar as empresas. O autor, Peter Senge, fundador do Center for Organizational Learning da Sloan School of Management, do MIT, baseou sua obra em cinco disciplinas ou competências que devem ser desenvolvidas pelas empresas para garantir sua sobrevivência no mercado e seu crescimento. O coração do livro é a quinta disciplina, batizada de pensamento sistemático, que envolve a análise do complexo sistema de relacionamentos, removendo os obstáculos para o aprendizado genuíno. Mais de 25 anos depois do lançamento da primeira edição, as ideias defendidas nesta obra estão integradas profundamente ao cotidiano das práticas gerenciais.

Aproveite e leia, também, nosso e-book sobre "Pensamento Sistêmico".

2 - “Organizações exponenciais”, Salim Ismail, Michael S. Malone, Yuri van Geest
Entenda o que é e qual é o impacto das chamadas organizações exponenciais. Os autores pesquisaram os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos seis anos, tais como Waze, Airbnb, Uber, Netflix, Google, entre outras, para trazer uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas organizações.

Confira, também, nosso conteúdo sobre organizações exponenciais.

3 - “Liderando mudanças”, John P. Kotter
O livro apresenta o lendário processo de oito passos de Kotter para a gestão de mudanças. Com resultados positivos comprovados, o texto converteu-se em fundamento para líderes e organizações de todo o mundo.

Ao delinear o método adotado pelas organizações para realizar objetivos revolucionários e ao identificar onde e como até as empresas de melhor desempenho perdem o rumo durante o processo de mudança, Kotter oferece recursos práticos, a líderes e gestores, para garantir a eficácia das iniciativas de mudança.

Esse tema também está em um de nossos e-books: “Liderança Transformadora”.

4 - “O Poder do hábito”, Charles Duhigg
Com base em extensa pesquisa, o repórter investigativo do New York Times, Charles Duhigg, traz um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, tornar-se uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso.
     
De uma maneira bem didática, o livro explica como o nosso cérebro se organiza no dia a dia e como os hábitos se consolidam. E para mudá-los é preciso atuar em três frentes: o gatilho, a rotina e a recompensa.

5 - “Gestão estratégica de fornecedores e contratos”, João Amato Neto, Bernadete de Lourdes Marinho, Germano Manuel Correia e Lucas Fucci Amato
O livro apresenta os conceitos fundamentais e os requisitos de uma gestão de suprimentos de classe mundial, além de práticas e ferramentas de governança de cadeias produtivas. Saiba como realizar a busca e a seleção de fornecedores, de forma que seus objetivos estratégicos estejam alinhados aos da organização.
     
A obra discute o contexto da terceirização no Brasil e explica as definições desse processo, seus custos de transação, redes de cooperação, contratos relacionais, gestão econômica de contratos, entre outros.

Esse tema é tão importante que será discutido no Fórum de Boas Práticas da Gestão da FNQ, que acontece agora, dia 31 de outubro. Saiba mais.

6 - “A pequena empresa mais bem-sucedida do mundo”, Michael E. Gerber
O livro apresenta dicas de caminhos que as micro e pequenas empresas devem seguir para obter sucesso. Gerber ressalta a importância dos sistemas operacionais dentro de uma MPE. Ele defende que os processos sejam a marca registrada e o diferencial de um negócio. Dessa forma, de acordo com o empresário, o empreendedor consegue focar no bem-estar de sua equipe, enfrentar os desafios de mercado, posicionar-se dentro da comunidade e influenciar positivamente todos que o cercam.

Nós também temos uma publicação sobre esse tema, o e-book "Dicas de gestão para MPE".

7 - “Administrando micro e pequenas empresas”, Antônio Barbosa Lemes Júnior e Beatriz Jackiu Pisa
Dividido em quatro partes (Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas, Transformando o Sonho em Realidade e Continuidade e Crescimento), a obra faz uma análise do mundo do empreendedorismo e da realidade das micro e pequenas empresas e traz uma reflexão sobre o papel dos pequenos negócios na economia brasileira, seus desafios e suas conquistas. Os autores dão exemplos reais e informações técnicas, com embasamento científico, fazendo com que o leitor conheça melhor o mundo corporativo.

8 - “Gestão financeira colaborativa - potencializando resultados, porque ninguém se faz sozinho”, Carlos Quioshi Yasumura
A obra é dividida em duas partes. Na primeira, Quioshi, juntamente com Zilda, gestora financeira, realiza um voo simulado de helicóptero, pairando sobre cada departamento de uma empresa fictícia para observar como os processos operacionais são realizados e, por meio de um diálogo leve e agradável, comenta as ações que colaboram positiva e negativamente para os resultados e trata como a gestão financeira colaborativa pode contribuir para melhorar o desempenho dos gestores sob a perspectiva dos números.

Na segunda parte, com uma linguagem simples e didática, o autor mostra que as finanças estão em todos os lugares e que a sua aplicação no dia a dia requer alguns conhecimentos básicos e muitos cuidados para não destruírem valores empresariais e pessoais.

9 - “Competindo pelo Futuro”, Gary Hamel e C. K. Prahalad
Considerado pela revista Time como um dos 25 livros de gestão de negócios mais influentes do mundo, o principal ensinamento da publicação é que os gestores devem nortear ativamente a “competência principal” (core competence) de suas organizações para se antecipar – não meramente adaptá-las – às mudanças da sociedade.
     
Este livro apresenta um painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. É tanto um manual para empreendedores quanto um guia para a criação dos mercados de amanhã. Os autores argumentam em favor de uma visão mais ampla da estratégia administrativa. Eles mostraram que o planejamento estratégico deve ocorrer todo o tempo e não apenas durante as discretas “quebras” nos negócios  de uma companhia.

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