7 melhores conteúdos sobre ética da FNQ

11/12/2017

Confira nossa seleção especial sobre ética e compliance

Nunca falamos tanto em ética, como neste ano de 2017. O contexto atual do País e do mundo, com grandes escândalos de corrupção, levou a sociedade e as organizações a refletirem sobre este importante assunto. Na FNQ, a ética e seus desdobramentos foi amplamente abordada em diversos conteúdos produzidos. Foi tema do maior congresso de gestão do País o - Congresso de Excelência da Gestão (CEG), ganhou uma publicação exclusiva e ainda esteve presente em diversas notícias no nosso portal.

Confira a seleção dos melhores conteúdos sobre ética da FNQ:

E-book: "O que é ética empresarial"
O e-book se dedica a discutir o que é ética e como ela se aplica dentro das organizações. Aborda quais as ferramentas que podem ser implementadas para garantir governança e transparência dentro de uma empresa e os riscos a que estão sujeitos aqueles que infringem os códigos de conduta éticos e sociais.

Qual é a relação da ética com a administração?
Quando a gestão se apoia em princípios éticos, os padrões morais são respeitados, as energias dos empregados se concentram no trabalho e o resultado é um ganho de produtividade. Entenda o conceito de ética e como se relaciona com a administração das organizações. Não seria exagero ver a ética como uma questão de sobrevivência da empresa e parte essencial da avaliação de sua sustentabilidade.
 
A importância da liderança na criação de uma cultura ética
Como fazer a ética acontecer, de fato, nas empresas? É possível ser bem-sucedido nos negócios, alcançar bons resultados e, ao mesmo tempo, permanecer alinhado com valores éticos e morais? Para responder a essa pergunta, é preciso ter a disposição de responder às questões fundamentais sobre ética: até onde quero, até onde posso e até onde devo ir?

Consciência ética dentro das organizações
No mundo corporativo de hoje, a velocidade dos negócios e a amplitude dos relacionamentos exigem uma permanente vigilância sobre o cumprimento dos princípios éticos contidos no conjunto de normas internas de uma empresa e todos que, de alguma forma, relacionam-se com ela. Para que a ética seja parte da cultura de uma empresa, seus líderes precisam personificar os valores organizacionais. Eles devem ser o exemplo de postura virtuosa e promover a transparência dentro da organização.

Ética empresarial e os programas de compliance corporativo
Entenda o conceito de compliance corporativo, seus elementos básicos e como se aplica nas organizações. Os elementos que compõem o programa de ética e compliance variam de acordo com as características de cada organização, como por exemplo, seu estágio de maturidade, tamanho da organização e recursos disponíveis. Há, no entanto, alguns elementos que são comuns à maioria dos programas.

Afinal de contas, o que é compliance corporativo?
O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido. No âmbito corporativo, entende-se o termo como o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e diretrizes estabelecidas para as atividades da instituição ou empresa. Entenda como esta ferramenta pode minimizar os riscos legais e reputacionais das organizações.

Congresso FNQ debate a ética nas esferas corporativas e pessoal

Confira os vídeos com os melhores momentos do evento.

“Ética e corrupção no mundo contemporâneo: tem solução” - Leandro Karnal

“Controle e gestão corporativa da ética: caminhos para uma governança eficiente” - ex-ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Valdir Simão

Painel: “Integridade: o valor da confiança para os negócios”

Painel:  “Como fortalecer a governança por meio de práticas éticas e transparentes'

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading