7 e-books sobre gestão organizacional

05/01/2018

Confira as publicações da FNQ sobre temas relevantes para a gestão da sua empresa

Ao longo deste ano, produzimos uma série de e-books temáticos com o objetivo de ampliar e de atualizar os seus conhecimentos na área de gestão organizacional. Confira, abaixo, as publicações que todos os gestores deveriam ler.
 
 
Nesta publicação, analisamos o conceito de desenvolvimento sustentável e sua relação com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, e mostramos como a nossa metodologia pode ajudar as organizações a se tornarem sustentáveis e socialmente responsáveis. Também apresentamos a correlação existente da Agenda 2030 da ONU - dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - e dos Fundamentos do MEG e as ações da FNQ.
 
 
O e-book dedica-se a discutir o que é ética e como ela se aplica dentro das organizações. Aborda quais as ferramentas que podem ser implementadas para garantir governança e transparência dentro de uma empresa e os riscos a que estão sujeitos aqueles que infringem os códigos de conduta éticos e sociais.
 
 
O pensamento e a visão sistêmicos, temas desta publicação, mostra-nos somos uma grande rede conectada. Uma organização é um sistema aberto e sofre interferência de diversos fatores e ambientes que a cercam. Para garantir sua sobrevivência de mercado, sua evolução e seu aprendizado é preciso desenvolver uma visão sistêmica da gestão. Nesta publicação, apresentamos o conceito de pensamento sistêmico, sua aplicação nos negócios e como se relaciona com Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
 
 
 
O tema “inovação” está em voga. Falamos de inovação como se fosse algo novo, uma descoberta de como desenvolver e destacar algo e esquecemos que toda a evolução da humanidade se deu por sucessivas inovações. Criar e inovar faz parte da natureza humana. Este e-book tem como objetivo definir o que é inovação e classificar suas diversas “faces”. Saiba, também, o que é necessário para criar um ambiente propício para a sua adoção e qual o seu papel no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
 
 
 
O propósito deste e-book é apresentar um olhar atual e amplo sobre a relação entre as organizações e as partes interessadas, apresentando seu conceito, sua importância para as empresas e uma das muitas maneiras de classificar seus diferentes stakeholders. Assim, espera-se que o leitor compreenda como o entendimento sobre as partes interessadas das organizações deve estar alinhado à missão da empresa e contribuir para o planejamento estratégico e o cumprimento das metas estabelecidas.
 
 
Esta publicação tem como objetivo esclarecer o ambiente turbulento e incerto no qual vivemos e trazer para debate a necessidade de se adaptar. A importância da implementação de um programa de gestão de mudanças dentro das organizações e o que fazer e não fazer também são abordados ao longo desse e-book. Por fim, falamos sobre como a capacidade de se adaptar se encaixa no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade.
 
 
A cadeia de fornecedores é uma parte estratégica dos negócios de qualquer organização, pois impacta diretamente a produção, a qualidade, a quantidade e o preço do produto de uma empresa. Nesta publicação, apresentamos a complexidade de uma cadeia de fornecedores, os conceitos de lean manufactoring e indústria 4.0 e as boas práticas de empresas como Bradesco, Embraer, Volvo e Compliance Total, apresentadas no Fórum de Boas Práticas da Gestão da FNQ, em 2017.
 

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading