Treinamento sobre Código de Conduta para empregados da empresa

 

Edite aqui a Boa Prática realizada pela sua empresa.

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Com a implementação do Código de Conduta na empresa em dezembro de 2007, foi necessário iniciar uma fase de treinamento para todos os empregados do Grupo Abril.
Uma consultoria externa foi contratada para elaborar a formatação do treinamento. A consultoria de RH e a consultoria Jurídica do Grupo Abril também deram apoio para atender a especificidades das áreas e questões legais que poderiam surgir no decorrer do treinamento.
A área de Recursos Humanos do Grupo Abril possui um departamento chamado Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas (NDP), que intermedia todos os treinamentos realizados na empresa e fornece todo o suporte necessário para a organização e execução das atividades. Portanto, o NDP foi responsável por disponibilizar sala e equipamentos para o treinamento do Código de Conduta, além de ser responsável pelo convite e controle (lista de presença) de todos os participantes no treinamento.
Inicialmente, no ano de 2008, foram treinados todos os empregados de nível gerencial e executivo. Estes foram separados por área e reunidos em grupos de 30 pessoas por treinamento.
O treinamento foi dividido em quatro etapas:
- Abertura: um dos membros do Comitê de Conduta dá as boas-vindas aos participantes e ressalta a importância dos participantes estarem reunidos para discutir um assunto de extrema relevância para os negócios. O membro do Comitê convida todo o grupo a participar ativamente do encontro, reforçando que esta é uma oportunidade de esclarecer toda e qualquer dúvida relativa à aplicação do Código de Conduta Abril.
- Processo: o instrutor apresenta-se e apresenta os objetivos específicos do treinamento que visam esclarecer as dúvidas relativas ao Código de Conduta e buscam o compromisso de todos na disseminação dos valores do Grupo Abril e das boas práticas descritas neste documento.
Inicia com a pergunta para o grupo: Por que um Código de Conduta? Comenta o histórico da criação do Código de Conduta, que nada disso é novo e que o código apenas documenta e cria diretrizes para todos saberem claramente o que a empresa espera de cada um. O Código vem formalizar o que já é feito na prática e apoiar o gestor na orientação de sua equipe, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo para todos.
Em seguida, complementa com os motivos da existência do Código de Conduta na empresa e finalmente descreve o processo do canal de comunicação, desde o recebimento da questão até a resposta dada, mencionando quem é envolvido em cada momento, exemplificando com situações concretas e tipo de dúvidas mais freqüentes.
- Dinâmica: o instrutor convida os participantes para uma atividade de reflexão sobre quando um código de conduta faz a diferença. Apresenta a atividade comentando que cada grupo está recebendo trechos de artigos publicados nas revistas da casa, relatando alguns casos reais que envolvem dilemas éticos (esses casos são só exemplos para facilitar a reflexão). Cinco dilemas serão distribuídos entre cinco grupos: conflito de interesse, corrupção, fraude, assédio sexual e assédio moral.
Os grupos terão 10 minutos para debater e responder às seguintes questões:
• O que o grupo entende por...?
• Dar exemplos desses dilemas na vida corporativa.
• Como é possível evitar que isso ocorra na empresa?
Os grupos apresentam seus temas e o instrutor vai sempre buscando a participação e comentários dos demais grupos no assunto.
- Encerramento: o instrutor faz os últimos esclarecimentos e reforça os canais de comunicação.
Em 2009 e 2010, os treinamentos foram direcionados aos demais empregados da empresa. Por ser um público maior, os treinamentos passaram a receber uma quantidade maior de participantes e a dinâmica foi alterada.
- Dinâmica: Com base nos relatos recebidos no Canal de Comunicação no decorrer de 2008, foi criado um Quizz, contendo perguntas relacionadas aos cinco dilemas éticos com alternativas de resposta – verdadeiro, falso ou depende.
Durante o treinamento, os participantes recebem o Quizz para preenchimento em 10 minutos. Em seguida, o instrutor faz a correção com os participantes, estimulando a participação de todos e esclarecendo dúvidas.
Ilustrações: trechos de filmes foram utilizados para alimentar a discussão, tais como:
Batman Begins: “...não é o que você é por dentro, é o que você faz que define você.” – A frase ilustra a importância em aderir o Código de Conduta nas práticas do dia a dia.
Harry Potter e a Câmara Secreta: “Somos definidos não por nossas habilidades e sim pelas escolhas que fazemos.” – Utilizado em 2008 para estimular os gestores a auxiliarem suas equipes a fazerem as escolhas certas. Lembrar que os gestores devem ser os multiplicadores desse processo.
Prenda-me se for Capaz: trechos do filme para ilustrar fraude.
Assédio Sexual: trechos do filme para ilustrar assédio sexual.
O Diabo Veste Prada: making off do filme para ilustrar assédio moral.
Para intensificar a divulgação e esclarecimento dos procedimentos do Código de Conduta foi criado um portal na intranet da empresa para que todos os empregados possam acessar a cartilha do código, além de um FAQ com as respostas às perguntas mais frequentes sobre o Código de Conduta.
Fundamento Valorização das pessoas e da cultura
Critério Liderança
Item Cultura organizacional e desenvolvimento da gestão
Setor Comunicação e propaganda
Região São Paulo
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