Soluções de Avaliação

Conheça a solução de avaliação da FNQ, que auxilia as organizações que buscam um panorama mais completo dos processos de gestão.

Loading
separator
Loading
Softwares-image
Preencha o pré-diagnóstico. Filiados recebem devolutiva sumarizada

As organizações filiadas recebem um relatório exclusivo sumarizado da maturidade da gestão da empresa, com indicação de produtos da FNQ que podem ser utilizados, de acordo com as oportunidades de melhoria identificadas em cada um dos Critérios de Excelência da Gestão.


Para as organizações não filiadas, a FNQ enviará um resumo da sua pontuação por Critério de Excelência.

>>> Tempo estimado para envio das devolutivas: dez dias úteis. <<<
 

Acesse aqui para preencher o documento.

Logo_mpe_brasil_colorido_portal
Ferramenta gratuita auxilia as Micro e Pequenas Empresas (MPE) a se avaliarem e melhorarem a sua gestão

O MPE Diagnóstico utiliza como base o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) disponibiliza gratuitamente um questionário de autoavaliação da gestão das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras. O software tem como objetivo incentivar a melhoria da gestão e a busca pela excelência organizacional das MPE, que representam 99% da economia brasileira e empregam 52% da força de trabalho, de acordo com o mais recente levantamento do SEBRAE.

A autoavaliação, realizada em uma ferramenta virtual batizada de MPE Diagnóstico, contém perguntas sobre os mais diversos temas relacionados à administração do negócio, como missão e visão, atendimento ao cliente, padrões de trabalho, produtividade, inovação e sustentabilidade. O questionário está estruturado em partes, podendo conter os seguintes conteúdos:

Parte I - Devolutiva sobre a Gestão da Empresa - retratando o grau de maturidade de gestão de sua empresa em relação ao Modelo de Excelência da Gestão® adaptado para a realidade das micro e pequenas empresas, na forma de pontos fortes e oportunidades de melhoria;

Parte II - Devolutiva sobre as Práticas de Responsabilidade Social - destacando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na relação com o meio ambiente, partes interessadas e comunidade em que a empresa está inserida;

Parte III - Devolutiva sobre as Práticas de Inovação - informando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria que tornam o ambiente organizacional mais favorável à inovação de produtos, serviços, processos e forma de gerir a empresa.

Além de realizarem a autoavaliação, as empresas recebem um relatório devolutivo com as oportunidades de melhoria. O relatório funciona como uma orientação aos empresários, que conseguem avaliar seus gaps, implementar processos mais assertivos e adotar um planejamento mais eficaz, tendo em vista as falhas apontadas.
Desta forma, as MPE podem desenvolver um plano de ação para melhoria contínua de cada um dos processos e aspectos gerenciais do negócio. A expectativa é que os comentários e as informações apresentados no relatório possam contribuir para a definição de ações de melhoria na condução do negócio e, consequentemente, torná-lo mais competitivo e sustentável.

Acesse aqui para preencher o documento.