PNQ

Prêmio é o reconhecimento máximo à excelência da gestão das organizações no Brasil

Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
 
O PNQ reconhece as organizações que são referência em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
 
 
Com base na avaliação recebida no final do processo do PNQ, fruto de uma análise do Relato Organizacional (RO) preenchido pela  candidata e da visita às instalações da candidata, as pessoas ligadas à organização passam a observá-la de maneira abrangente, ou seja, de forma sistêmica, considerando todos os seus processos. Isso faz com que os colaboradores foquem nos mesmos objetivos e, como consequência, na obtenção de resultados globais. 
 
O Relato Organizacional permite avaliar não somente fornecedores e clientes, como também parceiros e até concorrentes. A partir desse ponto, a organização candidata já começa a ter um diferencial. É a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de nível classe mundial.
 
Ao se candidatar ao PNQ, a organização realiza uma profunda análise de sua gestão, que é efetuada por avaliadores treinados e capacitados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética. Ao final do processo, a empresa obtém um amplo Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), com comentários que sinalizam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, assim como os eixos potencializadores e fragilizadores da gestão. 
 
Após criterioso processo de avaliação, com duração de aproximadamente quatro meses, é realizado o anúncio das organizações reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). Ele representa um momento singular para o empresariado brasileiro, pois é o momento em que líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são destacados por sua trajetória em busca da excelência da gestão. 
 
Em 2014, a 23ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconheceu nove organizações no total, sendo seis Premiadas, uma Finalista e duas Destaques por Critério. Clique aqui e saiba quais foram as empresas reconhecidas. 
 
 
 
As inscrições para o PNQ 2015 estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio, quando termina o prazo para o preenchimento do formulário de elegibilidade em nosso portal e envio da documentação impressa e assinada para a FNQ. Saiba tudo sobre o ciclo deste ano em nossa publicação Instruções para Candidatura 2015. 
 
Você encontra as novidades do PNQ 2015 também em nosso portal. Clique aqui para conferi-las.
 
Para mais informações sobre o processo, a elegibilidade e a participação no PNQ 2015, entre em contato com a FNQ pelo e-mail pnq2015@fnq.org.br ou telefone (11) 5509-7734.
 
 
Loading