PNQ

O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), concedido pela FNQ, constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.

Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), reconhece as organizações referências em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
 
De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por avaliadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética. Ao final do processo, obtém-se um amplo Relato Organizacional (RO).
 
Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
 
O PNQ representa um momento singular para o empresariado brasileiro, quando as empresas líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são devidamente reconhecidas. A cada edição, a Fundação comprova o aumento no número de adesão de organizações na busca contínua da melhoria de seus processos. 
 
Em 2013, a 22ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconheceu 11 organizações no total, sendo três Premiadas, quatro Finalistas e quatro Destaques por Critério.
 
Novidades - PNQ 2014
 
Para a 23ª edição do Prêmio, a FNQ preparou algumas novidades: 
 
- as organizações participantes receberão o Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), composto pela faixa de pontuação global da candidata, os eixos potencializadores e fragilizadores alinhados ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG);
 
- todas as organizações, independente da pontuação obtida na primeira etapa do processo, passarão pela etapa de visita às instalações, o que proporcionará um maior aprendizado tanto para as candidatas quanto para os avaliadores;
 
- o documento para candidatura - o Relato Organizacional, está mais simples e prático;
 
- a organização candidata poderá, agora, sugerir o peso que dará para cada item do processo com base na importância que o Critério tem para o seu setor de atuação.
 
As inscrições para o PNQ podem ser feitas a partir da publicação do formulário de elegibilidade até o dia 23 de maio.
 
Para mais informações sobre as mudanças do processo, a elegibilidade e a participação no PNQ - ciclo 2014, entre em contato com a FNQ pelo e-mail pnq2014@fnq.org.br ou telefone (11) 5509-7734.
 
 
Loading